domingo, 23 de dezembro de 2007
" Ah, esses meninos e suas bolinhas!"
trago a Chico o que é de César trago açucar a Saramago
e ao Sebastião Salgado megabytes pro Bill Gates
pro Yeltsin trago um trago pronto tá feito o estrago
aí é que eu trago um charuto com wisky pra Mônica Lewiski
e pro chato do Bill Clinton trago um clitóris com filtro
(Retta )
Reza a lenda Kaigangue que da terra brotaram 2 irmãos Kañeru e Kamé.Um delgado e peludo com pés pequenos e lépidos, o outro corpulento, de pés grandes e jeito vagaroso... Eles criaram tudo que se move...o que é listrado foi criado por Kañeru, o que é manchado foi criado por Kamé...Depois de caminhar sobre a terra, pé sujo, descalço, ensapatado, andar de bicicleta com pneu sujo de barro de uma região diferente, bate um vento e as folhas e flores voam, enchendo a tela de cores e sombras que determinam a hora...pinto o tempo, pois,pois: Há um manifesto, como em todo início de século. Caos organizador do espaço profundo, na linguagem acadêmica do final de século! Passado.
Pintura feita com terra da região de Guarapuava, local da lenda...misturadas com terra de Curitiba, Londrina, Piraquara, Campo Largo....lugares onde você encontra Kaingangues e Andandis!!!!
Sarau Benedito
Neste verão foi na Foz do Itajaí Açú. Dia 12, SARAU BENEDITO com a Sambíssima Trindade, o coletivo CLAP com a participação de poetas curitibanos...Grande Sarau Benedito no Mercado Municipal de Itajaí, lançamento mundial do Insolid Angle...Sociedade dos Pintores do Ângulo Insólito do Vale do Itajaí Açú...
"O centro do universo era a minha casa
e o átomo menor
era o botão de osso da minha
camisa azul.
Havia menor ainda
dois furinhos de meu botão:
eu entrava por um
saía por outro.
Certa vez, ao entrar numa dessas cavidades
eu encontrei o meu umbigo.
Só daí descobri
o quanto eu deixei de viver".
Ângulo Insólito
"Uma semana no Hotel Marambaia em Cabeçudas, participando do 5º Seminário de Artes Plásticas de Itajaí, ministrando uma oficina de pintura ARTETERRARETTA, isto é: pintando a paisagem que se vive e não a que se vê. O chão como pano de fundo, a terra pintada com terra, por uma poética pé no chão. Para ver as coisas de cima, como diria o Tiago Rechia. Uma nova paisagem? Aproveitando que estamos no início de um novo século, começamos a oficina passando tinta preta nas imagens de um jornal. Deixando só texto e blocos negros. Professor, pra que isso? Pra gente esquecer totalmente o tipo de imagem produzida até o final do século passado e não me chame de professor, pois o que vai acontecer aqui, não é coisa de professor e aluno... nós estamos aqui para mudar o jeito de fazer arte. Estamos aqui para reafirmar a pintura e propor uma nova arte, hipermoderna como deve ser, depois de tudo... com a mistura de estilos e tendências com um objetivo acima da estética. Como assim? Vamos pintar, como der na telha, figurativo ou abstrato, estilizado ou brega, mas vamos pintar todos juntos não a paisagem que se vê mas sim aquela em que se vive. A terra será comum a todos, mas cada um colocará sobre ela uma poética própria vinda de sua atual pintura. A sombra projetada nos dará o horário que estaremos pintando a paisagem que estamos in loco. O louco in loco! Imediatamente o Ronaldo, um dos participantes falou: Segundo Roland Barthes esse ângulo chama-se Ângulo Insólito! Esse ângulo não serviu pra nada até agora na área estética. Estava nos esperando. Pronto. Está fundada a Sociedade dos Pintores do Ângulo Insólito do Vale do Itajaí Açú. INSOLIT ANGLE. Um grupo de visionários que acreditam estar fazendo uma forma de arte, voltada pra terra, pela terra e para a terra. Terra à vista! Terreiros de parede...uma nova escola de pintura só seria possível no início de um novo século...então tá. Não é uma escola é uma grife do tipo Circo d' Soleil. Primeira mostra do grupo foi dia 11 de 11 as 11:0h no Mercado Municipal.Depois faremos outras. No Bar Brasileirinho em Cabeçudas. A idéia é fazer oficinas e difundir o jeito de fazer paisagem. Um dos participantes, pintor local, marido da vice- prefeita, gente finíssima, já está providenciando uma casa para sede da Sociedade. Atelier e exposição em Itajai.

sexta-feira, 7 de dezembro de 2007

